Blog Semanal

by Ana Matos

Desenho de uma borboleta azul em fundo preto.

Damos aquilo que somos

A minha querida avó dizia uma coisa muito interessante “se queres mudar o mundo começa por limpar a soleira da tua porta”

Engraçado pensar nas muitas coisas que aprendi com ela, uma mulher inteligentíssima, que não teve a oportunidade de estudar e no entanto, tinha tanto a ensinar. Conseguem entender o significado desta frase? Como podemos querer um mundo mais estruturado se a nossa vida for um caos, como podemos querer um meio mais amoroso se não formos capazes de sentir amor próprio, como podemos viver em coragem se manifestamos insegurança e medo, como podemos desejar abundância se vivemos em avareza…  

A vida fez de mim uma ouvinte e observadora. Adoro observar o comportamento humano, principalmente quando algo corre menos bem. A reação das pessoas à adversidade diz muito delas. Por exemplo, como te comportas no fim de uma relação, como reages quando alguém te trata de uma forma que não achas que merecias, como te sentes quando te esforças por algo e ainda assim não consegues atingir o objetivo? E é nestas situações que digo sempre, só damos aquilo que somos. O que me acontece não reflete sempre quem sou. Posso em última análise avaliar se a minha energia está de alguma forma a atrair algo, mas acontecem coisas menos boas a todo o momento. Agora a forma como respondo a essas coisas menos boas diz completamente quem sou. Por exemplo, alguém fala comigo num tom mal educado; isso reflete quem a outra pessoa é, não eu. A forma como irei responder a uma provocação ou falta de educação é que determina quem sou.

Não sou o que me acontece, sou completamente o que respondo ao que me acontece. E cuido bem de quem sou, tenho a soleira da minha porta bem limpa. Começo em mim a mudança que quero ver no mundo.

Descobre sobre mim aqui